Sobre

O Grupo de Estudos em Arqueologia e Cultura Material/ArqueCult, que é coordenado pela arqueóloga Profa. Dra. Dione da Rocha Bandeira, é ligado ao Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural/GEIPAC do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade/MPCS da Universidade da Região de Joinville/Univille.  O ArqueoCult, que foi criado em 2011, tem como objetivo refletir, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, os diferentes problemas de pesquisa propostos nos projetos conduzidos por seus membros. Tem sido pauta de discussões os sítios e as ocupações pré-coloniais costeiras, principalmente sambaquis e sítios Gês na perspectiva da zooarqueologia e etnicidade, a conservação, a legislação e a gestão do Patrimônio Arqueológico nas cidades e em unidades de conservação, a Arqueologia e Escravidão, Arqueologia e Paisagem, Patrimônio arqueológico e museus, entre outros. O grupo reúne alunos e docentes dos cursos de História, Biologia Marinha e Geografia, do MPCS e da Especialização em Arqueologia, cuja primeira turma iniciou em 2012.  A área da Arqueologia está sendo paulatinamente implantada na Univille com a criação do Laboratório de Arqueologia em 2012 compartilhando espaço com o Laboratório de Geologia já existente. A intenção do grupo e sua divulgação é fomentar a valorização do Patrimônio Cultural e Arqueológico e convidar a todos que tenham interesse pelo campo a nele ingressarem. Isto pode ser feito por meio dos cursos de Graduação, do Mestrado em Patrimônio Cultural e Sociedade e a Especialização em Arqueologia da Univille, ou ainda de forma voluntária.  Conta, em vários de seus projetos, com o apoio institucional do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/MASJ. As dissertações, TCCs e artigos produzidos por membros do grupo estão disponibilizadas na aba PublicaçõesLearq/ArqueoCult Univille. O Grupo realizou duas edições do evento Seminários do Grupo de Estudos em Arqueologia e Cultura Material nos anos de 2011 e 2013. O tema do primeiro foi a Produção Científica sobre Sambaquis da Babitonga no qual cada membro do grupo apresentou síntese das pesquisas feitas em sambaquis da região. O segundo foi a palestra do arqueólogo André Colonese intitulada “Pescadores, ceramistas e...pescadores no litoral sul do Brasil entre 6 e 1 ka BP: uma abordagem isotópica molecular”.

Projetos desenvolvido por membros dos grupos

- Atlas Histórico da Região da Baía da Babitonga, coordenado por Sandra P. L. de C. Guedes, coordenadora do GEIPAC (2010). Está em elaboração a publicação de um Atlas histórico e geográfico. Projetos vinculados a este: Identificação de referências documentais ou bibiliográficas, sobre sítios arqueológicos na região da baía da Babitonga de Odair José Kreusch Lopes (iniciação científica, bolsista); Identificação de sítios arqueológicos da Baía da Babitonga – revisão bibliográfica de Taíse Valin (iniciação científica, bolsista); Estudos de diagnósticos arqueológicos realizados na Baía da Babitonga – contribuição para o mapeamento dos sítios arqueológicos no projeto ATLAS de Thiago Fossile (iniciação científica, bolsista).

- O Patrimônio Cultural da Ilha da Rita/SC: estudos prévios para sua revitalização e preservação (2011 e 2012), coordenado por Sandra P. L. de C. Guedes, do qual se desdobraram os projetos Caracterização Arqueológica do Sambaqui Ilha da Rita\São Francisco Do Sul\SC Contribuição Para a Pré-História da Baía da Babitonga de Dione da Rocha Bandeira (docente); Escravidão numa vila litorânea: vestígios negros em São Francisco do Sul de Fernanda Mara Borba (mestrado, bolsista CAPES); Análise de amostras arqueológicas do sambaqui Ilha da Rita – experiência com flotação de David W. S. Gomes (iniciação científica, bolsista) e A fauna do sambaqui Ilha da Rita – inferências sobre hábitos pré-coloniais na alimentação de Thiago Fossile (iniciação científica, bolsista).

- Assentamentos Humanos Pré-Coloniais na Costa Leste da Ilha de São Francisco do Sul/SC Contribuição para uma Arqueologia Costeira e Estudos de Etnicidade (2013 a 2014) de Dione da Rocha Bandeira (docente), do qual se desdobraram os projetos Gestão e Preservação do Patrimônio Arqueológico em Unidades de Conservação: O Caso do Parque Estadual de Boguaçu Guaratuba - PR de Rosane Patrícia Fernandes (dissertação de mestrado 2013, bolsista CAPES); Contribuição à pesquisa documental sobre sambaquis da costa leste da Ilha de São Francisco do Sul/SC de Joelson Lopes Maciel (iniciação científica, bolsista); Estudos sobre as relações possíveis entre biologia marinha e o patrimônio arqueológico da faixa leste da Ilha de São Francisco do Sul de Jessica Ferrreira (iniciação científica, voluntária); Contribuição ao estudo zooarqueológico, mapeamento e paleoambiente da Costa Leste da Ilha de São Francisco do Sul/SC de Thiago Fossile.

-  As escadarias de pedra do Monte Crista e a relação com a Identidade Cultural do município de Garuva – SC de Romão Kath (dissertação de mestrado em andamento).

- Caieiras de Araquari e Entorno: Inquietações do Patrimônio de Giomar Felipe Zeger (dissertação de mestrado em andamento).

- As Memórias Orais de Corupá, Terra dos Xoklengs e Kaingangs: Uma Literatura a ser construída a partir da História Oral dos Descendentes dos Colonizadores de Fabiane Heller (dissertação de mestrado em andamento).

- A casa nº 909 - Do Espaço Histórico e Arqueológico às Memória(S) Urbana(S) da Clínica Nossa Senhora da Saúde de Joinville de Samira Sinara Souza (dissertação de mestrado em andamento, bolsista CAPES).

- Peixes na alimentação de povos pré-coloniais – estudo ictioarqueológico do Sambaqui Cubatão de Thiago Fossile (TCC 2013).

- Métodos para tratamento de contaminação fúngica em documentos em suporte de papel. Estudo de caso: Arquivo Histórico de Joinville de Elisangela Silva (dissertação de mestrado 2012).

- A responsabilidade - civil e/ou ambiental - a ser aplicada ao agente causador de danos ao Patrimônio Cultural Brasileiro de Katja Elizabeth Fuxreiter (dissertação de mestrado 2012).

- As possibilidades de identificação do público a partir da exposição de longa duração pré-história regional do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/Santa Catarina de Luis Fernando Estevão (dissertação de mestrado 2012).

- Memória Urbana: Diagnóstico do Patrimônio Cultural Edificado da Área Central de Joinville de Aderbal Rodrigo Castellan Lopes (dissertação de mestrado 2011).

- Vivendo a paisagem - Contribuições transdisciplinares para o estudo do contexto regional de sambaquis do litoral central de Santa Catarina de Gabriela Oppitz (TCC UFSC 2011).

- A Conservação de Material Vegetal Encharcado nos Sambaquis de Joinville/SC de Adriana M. P. dos Santos (dissertação de mestrado 2010).

- Estudos zooarqueológicos no Sambaqui Porto do Rio Vermelho II (SC-PRV-02): análise da ictiofauna para inferências tecnológicas de Vania Leandro de Sousa (dissertação de mestrado UTAD/IPT Portugal 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário